terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Altruísmo: pratique e progague essa ideia

Até o último dia de 2011, eu não tinha a dimensão real do significado dessa palavra. Graças à explicação de uma amiga, fiquei profundamente sensibilizada com o sentido dela. Quero exercê-la demais daqui pra frente e percebi que existe uma necessidade de propagar essa ideia. Por isso, lanço hoje mais uma campanha por aqui: pratique e propague o altruísmo!


E o que é altruísmo? É uma prática que envolve a doação de si mesmo a outra pessoa, em prol do bem dela. É um tipo de entrega plena em nome do bem e da felicidade alheia; tem a ver com solidariedade, mas vai além. É a generosidade que transcende e não precisa ser regida por nenhuma religião ou crença específica, nem deve ser direcionada apenas a quem já faz parte de você.


Estou iniciando a prática do budismo agora e esse conceito tem um significado especial na doutrina: é o caminho que nos leva à iluminação. A partir dos laços de confraternização construídos pela prática do altruísmo - uma noção oposta a de egoísmo -, temos a oportunidade de viver um crescimento espiritual intenso. Quanto mais úteis somos no contexto social e quanto mais fazemos o bem, mais significados a vida ganha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário