segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Índia Acid

Bom dia lind@s! Quero resgatar uma das coleções mais transformadoras que já fiz. A Índia Acid,coleção do verão 2009,apresentada do Brasília Fashion Festival,foi totalmente sobre a indigenização urbana. Sobre os efeitos que a cidade causa à cultura indígena,e como esse índio se integra à sociedade sem abrir mão das suas raízes e tradições. O processo de urbanização indígena tem forte apelo social e precisa de holofotes! O massacre que o Santuário dos pajés tem sofrido por conta das construções do Noroeste é um exemplo contemporâneo dessa problemática. Tenho certeza que a moda pode SIM evidenciar e discutir questões como essas.
Grafismos originais,formas geométricas e adereços típicos do universo indígena apareceram misturados à urbanidade das cidades. Tive o apoio da Funai para pesquisar os elementos da coleção,e em especial de uma índia Pataxó,a Ayri Gavião. Ela teve a generosidade de me passar desenhos autênticos da tribo,que foram transformadas em estampas e pinturas corporais - feitas pelos próprios índios,com jenipapo - na passarela.

Usei cortes minimalistas e contrapus com cores fortes e vivas,como o vermelho-urucum,o verde-papagaio e o azul-arara,ao branco e preto. Esses contrastes também apareceram na mistura de tecidos: Algodão,linho natural,malha e viscose. Foram maneiras de transmitir uma idéia crucial,a de como a floresta virou cidade e como a cidade agora é ácida!


2 comentários:

  1. fernanda! genial! gostei muito dessa sua coleção. é preciso mesmo uma indigenia para nos livrar desse nosso cotidiano de irreflexão acomodada. sim! carpe dien, sejamos indígenas! também gostei tanto do nome "índia acid" que penso até em piratear e criar uma personagem para ser assim chamada. rsrsrs. faço um brinde a essa tua coleção com o seguinte trecho do mito de origem do povo yabarana (indígenas da venezuela): "mayowoca se pôs então a organizar o mundo, que o dilúvio tornou inabitável. pela pura força de seu pensamento fez crescerem as árvores, correrem os rios, nascer os animais. entreabriu uma montanha de onde saiu uma nova humanidade a quem ensinou as artes da civilização, as cerimônias religiosas e a preparação das bebidas fermentadas que permitem comunicar-se com o céu." bjs

    ResponderExcluir
  2. eu sou indio pataxo da pica grosa e quero comer seu cu

    ResponderExcluir